O projeto elétrico consiste na determinação de materiais, tanto em especificação quanto em quantidade, além de como serão feitas as instalações que demandam energia elétrica após o término da obra, isso vale para iluminação e para a rede de tomadas.

Nos projetos elétricos o responsável pela execução, geralmente um eletricista, possui todas as informações necessárias para fazer corretamente as instalações elétricas da obra.   Todo projeto elétrico deve ser feito por um especialista habilitado para esta função, projetos mais simples o Engenheiro Civil e um Técnico em Elétrica podem fazer, mas para projetos mais elaborados existe a exigência que seja feito pelo Engenheiro Eletricista, exigência a qual é determinada pelo órgão regulamentador CREA, que além disso exige também a emissão de uma ART (Atestado de Responsabilidade Técnica) para aquele projeto.

  A maioria das pessoas, principalmente quando se diz a respeito de obras menores, desprezam o projeto elétrico, isto é um erro muito grande e comum nas nossas obras hoje em dia.   Economizar no projeto pode lhe custar caro mais pra frente, o projeto elétrico determina a quantidade e a especificação exata de cada material a ser comprado para sua obra, se você não tiver um projeto como irá saber estas informações e qual será o seu prejuízo se a obra parar porque o eletricista esqueceu de pedir alguns metros de cabo? Com certeza este prejuízo será muito maior do que o valor que gastaria com o projeto.

Além de tudo que já falamos acima, ao contratar uma empresa ou um profissional para elaborar o projeto elétrico em uma obra, você estará com a garantia que todas suas instalações estarão de acordo com a NBR (Norma Brasileira), que por sua vez, sempre preza pela segurança do usuário e do consumidor.   Quando seguimos as instalações de acordo com o projeto elétrico, temos a garantia de que o que foi feito é o que esta projetado, portando podemos ter o conhecimento de tudo que esta no “esqueleto” da nossa obra, conhecimento o qual é muito importante caso necessite de alguma manutenção futura.

  Vale ressaltar também, que com o projeto elétrico em mãos, é certo que sua obra não terá as famosas “gambiarras” que andam na contra mão da segurança.   Podemos concluir que o projeto elétrico é de extrema importância para qualquer tipo e tamanho de obra, com ele temos segurança, garantia do serviço e até mesmo uma economia para a execução da obra, portanto, não economize na hora de contratar o projeto elétrico! 
ABRIR WHATSAPP
×